Tucano quer micro-ônibus para ligar bairros

João Leite fala em veículo leve sobre trilhos até a Cidade Administrativa

PUBLICADO EM 30/08/16 – 17h43
TÂMARA TEIXEIRA
O deputado estadual João Leite (PSDB), que concorre à Prefeitura de Belo Horizonte, pretende, se eleito, implantar um transporte leve sobre trilhos (VLT) ligando o centro até a Cidade Administrativa, na região Norte da capital, passando pela Pampulha. De acordo com o candidato, ainda está entre as suas propostas para a mobilidade criar novas linhas de ônibus de pequeno porte para ligar bairros de uma mesma região e desafogar o trânsito do centro da cidade, com o projeto que ganhou o nome de Conecta Bairros.

Segundo o candidato, as linhas de ônibus de pequeno porte irão “encurtar o número e o tempo de viagens, reduzir custos e congestionamentos, e fortalecer as centralidades locais nas diversas regiões”.

Com relação ao metrô, um sonho do belo-horizontino, mas impossível de ser realizado sem os recursos da União dado o elevado custo da obra, o tucano afirmou que irá dialogar com o governo federal para viabilizar a ampliação do atual sistema. “No governo do PT arranjaram dinheiro para o metrô de Caracas, na Venezuela, mas BH foi esquecida. Vamos trabalhar para mudar essa realidade. Além disso, pretendo implantar, por meio de Parceria Público-Privada, o VLT do centro até a Cidade Administrativa, passando pela Pampulha”, afirmou.

O tucano afirmou ainda que se vencer nas urnas quer implementar o Move ao longo da avenida Amazonas. “Pretendo executar a expansão programada do Move, sendo a avenida Amazonas o corredor prioritário, mas, para isso, é necessário buscar recursos junto à União, pois sabemos que a prefeitura não dispõe de receitas para uma obra desse porte. Vou também implantar semáforos com temporizador nas vias do Move para reduzir o número de acidentes”, afirmou João Leite.

No último dia 18 de agosto, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciou que o contrato para a construção do BRT Move na avenida Amazonas está sendo reavalidado pela Caixa Econômica Federal. Segundo Lacerda, o banco deve liberar cerca de R$ 200 milhões para a obra. O anúncio foi realizado durante inauguração do comitê de campanha do vice-prefeito Délio Malheiros (PSD), apoiado pelo atual prefeito.

Educação

Na manhã desta terça-feira (30), João Leite e o seu vice, o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), estiveram no Encontro dos Movimentos de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e se comprometeram com medidas para a educação. Entre as propostas da chapa está a inserção de conteúdos de empreendedorismo e cultura digital na grade curricular da educação básica.